Paróquia São João Batista - Fátima
 
Notícias da Paróquia
 
Notícias Relacionadas
06
Ago
Missa de Ação de Graças por 1 ano da JMJ - Rio 2013

Em 06/08/2014

Missa de Ação de Graças por 1 ano da JMJ - Rio 2013

Há um ano, 44 membros da Paróquia São João Batista, uma caravana de peregrinos da Jornada Mundial da Juventude, se preparavam para embarcar em direção à Catedral de Joinville, onde receberiam o envio para a viagem rumo ao Rio de Janeiro, a tão sonhada JMJ. Foi no dia 21 de julho de 2013 que uma linda história, pintada de cor de rosa e azul celeste, saiu do papel e se tornou realidade na vida de muitos jovens, os protagonistas de um grande encontro de fé, esperança e unidade.


Para marcar tal data, no dia 03 de agosto, foi celebrada uma missa em ação de graças a 1 ano da JMJ, na qual se fizeram presentes alguns peregrinos, os quais decoraram a Igreja e deixaram-na com a cara da jornada, com fotos dos peregrinos espalhadas em um mural, ao lado do altar, cenário que também acolheu o nosso pároco padre Eduardo, para um breve momento de homenagem, em prol do Dia do Padre.


“Tenho o prazer de anunciar que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio de Janeiro.” Mesmo anunciando em espanhol, todos os brasileiros que escutaram pelo menos o “Rio de Janeiro” vindo do anúncio oficial do Papa Bento XVI explodiram de emoção. A partir deste anúncio, já entramos em clima de JMJ em nosso país, tanto os peregrinos que estavam na Espanha vivendo a JMJ Madrid 2011 quanto nós que assistíamos aqui do Brasil. E daí já cresce a verdade, de que vivemos um mesmo sentimento, mesma fé e mesmo amor.
Em uma pequena retrospectiva, tudo que vivemos em nome da Jornada. Feijoada da Juventude, Dia do Pastel, Missas de Divulgação da JMJ, Rifas, Torneio de Futsal, um ano de Missão, Desafio Missionário, Evangelização nos Ônibus, Formação do Youcat, Seminários, Reuniões, Café dos Peregrinos, Semana Missionária, Alguns “Bote Fé”, A Peregrinação da Cruz e dos Símbolos da JMJ, Lançamento do Hino, Vigílias, Flash Mob “Eu Acredito na Juventude” e tantas coisas mais.


“Juventude, primavera: esperança do amanhecer; quem escuta este chamado acolhe o dom de crer!”.


A música que entoava no íntimo do coração de muitas pessoas, que se deixavam contagiar pela expectativa, ansiedade, emoção de todos os momentos que já antecipavam a experiência que seria vivida no Rio de Janeiro na vida dos peregrinos da JMJ e de toda juventude da paróquia.
É verdade que a participação na jornada requer um corpo preparado para a peregrinação e um coração aberto para as maravilhas que Deus tem reservado para cada um. São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. Enfim, um encontro de corações que creem movidos pela mesma esperança de que a fraternidade na diversidade é possível.


Três milhões de pessoas num mesmo compasso e num só coração.


E, quando a limitação tentava impedir que 44 pessoas caminhassem em um só passo, a assistência d’Aquela que foi (e é) nossa fiel intercessora levava-nos a ainda mais perto do coração de Jesus, fazendo-nos compreender o sentido do que é doação, amor, superação.
É nisso tudo que podemos enxergar a nossa jornada. Entendendo e vivendo melhor a fé, junto àqueles que vivem o mesmo sentimento e buscando outros que ainda não conhecem ou enxergam essa vida, fazendo “novos discípulos” sempre. Essa é a transformação da jornada, algo além de simplesmente unir milhões de jovens para um encontro com o Papa. Claro, seria hipocrisia dizer que isso não é maravilhoso, um encontro do Santo Padre Francisco com a juventude, porém, Ele nos ama tanto que quer que vivamos momentos eternos. Não mais prazeres e amores momentâneos, passageiros, que o mundo nos oferece com tanta facilidade e fragilidade, ao mesmo tempo. Vivamos com o Eterno, que já passou por séculos e séculos e é presente no nosso agora, em nossas vidas, e que até mesmo depois do fim nos dá a eternidade.


Ainda existe a necessidade de levar mais pessoas a esse sentimento. Não apenas ter ido ao Rio de Janeiro, mas viver a intensidade dessa experiência, algo que pode (e vai) transformar a vida de milhões de pessoas, pode transformar a Igreja Brasileira e até mesmo questões políticas, sociais e ambientais. O Brasil que é muito rico em diversidade, só precisa viver em união com as diversidades culturais e ser a mudança nas diferenças sociais injustas, que não valorizam a vida.
A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, e é verdade que, por meio deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.


Acolhamos, mais uma vez no dia de hoje, com toda a saudade que nos traz a recordação de tantos bons momentos, o envio que recebemos na JMJ Rio 2013. Portanto, "Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).


Fonte: PASCOM São João Batista l Fátima

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
Paróquia São João Batista - Fátima
Rua Miosotis, 145 - Fátima - Joinville/SC
(47) 3436-3997 paroquia@saojoaobatistadofatima.com.br

Copyright © 2019 Paróquia São João Batista - Fátima . Todos os direitos reservados.