Paróquia São João Batista - Fátima
 
Notícias em Geral
 
Notícias Relacionadas
15
Mai
Conselho Episcopal latino-americano tem novo presidente

Em 15/05/2015

Conselho Episcopal latino-americano tem novo presidente

O arcebispo de Bogotá, Colômbia, Cardeal Rubén Salazar Gómez foi eleito presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM). A notícia foi anunciada nesta quinta-feira, 14, no site do Celam. A eleição ocorreu durante a Assembleia Geral Ordinária do órgão, em andamento na República Dominicana.


Na presidência, Dom Rubén sucederá Dom Carlos Aguiar Retes, arcebispo de Tlalneplanta, México. Compõem ainda a nova presidência, para o quadriênio 2015 – 2019, o bispo de Mercedes, Uruguai, Dom Carlos Ma. Collazzi, eleito como primeiro vice-presidente, e o arcebispo de São Luís do Maranhão, Brasil, Dom José Belisário da Silva, eleito como segundo vice-presidente.


Dom Belisário é ex-vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na Assembleia Geral da Conferência, realizada em abril passado, ele já havia sido nomeado como delegado da CNBB junto ao Celam. Como membro delegado, o arcebispo brasileiro exerce, a partir de agora, a função de segundo vice-presidente.


O Celam já foi presidido por um brasileiro: Cardeal Raymundo Damasceno Assis, atual arcebispo de Aparecida e ex-presidente da CNBB, que governou o órgão de 2007 a 2011.


Fundado em 1955 pelo Papa Pio XII a pedido dos bispos da América Latina e do Caribe, o Celam atua no contato, comunhão, formação, pesquisa e reflexão junto às 22 Conferências Episcopais desde o México até o Chile, passando pelo Caribe. Sua sede fica na cidade de Santa Fé de Bogotá, na Colômbia.


Perfil


Aos 72 anos, Cardeal Rubén Salazar será o quarto colombiano a ocupar a presidência do Celam. Sua ordenação sacerdotal foi em 20 de maio de 1967 e a sagração episcopal aconteceu em 11 de fevereiro de 1992.


Criado cardeal em 2012 pelo então Papa Bento XVI, Dom Salazar já foi presidente da Conferência Episcopal Colombiana de 2008 a 2011, sendo reeleito para o período de 2012 a 2014. Ele é membro do Conselho Pontifício da Justiça e Paz e da Pontifícia Comissão para a América Latina. Formado em filosofia e teologia, o cardeal colombiano fala quatro idiomas: inglês, latim, alemão e espanhol.


Fonte: Canção Nova

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
Paróquia São João Batista - Fátima
Rua Miosotis, 145 - Fátima - Joinville/SC
(47) 3436-3997 paroquia@saojoaobatistadofatima.com.br

Copyright © 2019 Paróquia São João Batista - Fátima . Todos os direitos reservados.