Paróquia São João Batista - Fátima
 
Notícias em Geral
 
10
Fev
Dia Mundial dos Doentes: Vaticano publica novo guia para trabalhadores da saúde

Em 10/02/2017

Dia Mundial dos Doentes: Vaticano publica novo guia para trabalhadores da saúde

O Dia Mundial do Doente é celebrado no dia 11 de fevereiro desde 1992 quando o Papa João Paulo II instituiu o dia de Nossa Senhora de Lourdes como ocasião de oração, partilha, oferta do sofrimento pela Igreja, um apelo para que todos reconheçam no rosto do irmão enfermo a Santa Face de Cristo.


Na última segunda-feira (06) o Vaticano aSanta Sé apresentou a Nova Carta dos Agentes de Saúde, um guia aos profissionais de saúde para lidar com as diversas questões doutrinais e práticas que surgem no seu trabalho diário, diante dos novos desafios apresentados ante os avanços da medicina.


Trata-se de uma atualização da Carta publicada pela primeira vez em 1995, por iniciativa do Cardeal Fiorenzo Angelini, primeiro presidente do dicastério encarregado da área da saúde.


Traduzida em 19 línguas, há quase vinte anos, a Carta dos Agentes de Saúde, agora revisada e ampliada, tornou-se o “vade-mécum” teológico-moral-médico que serviu de base para o trabalho dos profissionais da saúde.


Este novo documento – por enquanto disponível apenas em italiano – é dividido em três partes principais: gerar, viver e morrer.


Na seção “gerar”, esclarecem os critérios para o tratamento da infertilidade e tudo o que está relacionado aos métodos naturais, não só como um meio de regulação da fertilidade, como também como um método para estimular a gravidez.


Na seção “viver” se reafirma a postura da Igreja em relação ao aborto, com novas referências e ampliando a sua relação com o direito à vida. No capítulo “morrer” se considera a atitude diante do doente na fase final da sua vida.


O responsável pelo texto do documento é Dom Zygmunt Zimowsky, ele faleceu em julho de 2016 e foi o último presidente do Pontifício Conselho para os Agentes de Saúde antes da sua integração ao Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral.



"Certamente a Carta não esgota os problemas que podem ser encontrados, mas foi realizada justamente para oferecer uma linha-mestra a mais clara possível para os problemas éticos que devem ser enfrentados no mundo da saúde..."



A Nova Carta dos agentes de saúde é uma base comum para todos, explicou o professor ordinário de Bioética da Universidade Católica de Roma, Antonio Gioacchino Spagnoli, um dos especialistas que renovaram a Carta:


“Certamente a Carta não esgota os problemas que podem ser encontrados, mas foi realizada justamente para oferecer uma linha-mestra a mais clara possível para os problemas éticos que devem ser enfrentados no mundo da saúde, em harmonia com os ensinamentos de Cristo e do Magistério da Igreja”, colocou.


A mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Doentes 2017 traz o tema “Admiração pelo que Deus faz: “o Todo-Poderoso fez em mim maravilhas” (Lc 1, 49)”.


Fonte: ACI Digital

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
Paróquia São João Batista - Fátima
Rua Miosotis, 145 - Fátima - Joinville/SC
(47) 3436-3997 paroquia@saojoaobatistadofatima.com.br

Copyright © 2018 Paróquia São João Batista - Fátima . Todos os direitos reservados.