Paróquia São João Batista - Fátima
 
Notícias em Geral
 
11
Ago
Dom Stella: Clara de Assis convida a Igreja a retornar ao essencial

Em 11/08/2016

Dom Stella: Clara de Assis convida a Igreja a retornar ao essencial

Assis (RV) - “Santa Clara é um chamado permanente à Igreja para que retorne ao essencial e à vivência radical do Evangelho”, foi o que disse o Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Beniamino Stella, durante a missa celebrada, nesta quinta-feira (11/08), na Basílica de Santa Clara, em Assis. 


A celebração eucarística foi o momento central da festa litúrgica da santa que iniciou, na quarta-feira (10/08), com a vigília de oração no Santuário de São Damião.


Segundo o jornal da Santa Sé, L’Osservatore Romano, concelebraram a Eucaristia o Bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, e cerca de quarenta sacerdotes, muitos dos quais da família franciscana e do clero local.


Testemunho


Diante de uma grande assembleia de fiéis e peregrinos, o Cardeal Stella recordou que a força de Clara residia na escuta da voz de Cristo, na sequela alegre e no testemunho do amor. Desenvolvendo este trinômio ao longo da homilia, o purpurado sublinhou que “ouvir o chamado de Cristo é o fundamento de toda vida cristã. Deus não age com violência conosco”, reiterou, mas “se faz pobre e humilde, quase mendigando um espaço em nosso coração, como um esposo bate à porta de sua amada”.


“Precisamos deixar-nos conduzir no deserto, criar em nós um espaço vazio, pois quando o coração se livra de todo barulho é capaz de acolher a Palavra de Deus que liberta, transforma e cura. Precisamos deste comportamento não somente em nossa vida pessoal, mas também na Igreja que deve superar a tentação do ativismo e da mundanidade para deixar que Deus a conduza à presença do Senhor no silencio e na adoração”, disse ainda o Prefeito da Congregação para o Clero.


“Somente assim, seguindo o exemplo de Santa Clara, contemplando Cristo, o fiel encontrará a raiz de sua alegria. Confiamos que Deus está ao nosso lado, permanece fiel até mesmo quando caímos e nos abre ao dom da vida e do encontro sem fim.” 


Partilha


“Esta alegria é contagiosa porque permanecemos no amor do Senhor a fim de frutificar no mundo. Trata-se de um chamado de Deus a partilhar a sua alegria, a ir ao encontro dos outros e a doar a nossa vida  ao amor”, explicou o Cardeal.
 
Citando o Papa Francisco o Prefeito da Congregação para o Clero evidenciou que se trata de uma alegria no exercício da caridade missionária, que pretende alcançar todos. Este espírito missionário se realiza se nos tornamos testemunhas críveis do amor de Deus.”


O purpurado convidou os fiéis a partilharem o projeto libertador do Reino de Deus. Dediquemos um pouco do nosso tempo cotidiano ao Senhor. Sintamos a alegria de pertencer a Ele difundindo-a no mundo e nos comprometendo a oferecer a nossa vida no amor, no serviço e na caridade solidária, sobretudo na assistência aos pobres. 


No final da missa, as autoridades civis, além do dom tradicional da flor e do círio, ofereceram às clarissas uma ajuda destinada aos jovens do Instituto Seráfico de Assis. (MJ)


Fonte: Rádio Vaticano

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
Paróquia São João Batista - Fátima
Rua Miosotis, 145 - Fátima - Joinville/SC
(47) 3436-3997 paroquia@saojoaobatistadofatima.com.br

Copyright © 2018 Paróquia São João Batista - Fátima . Todos os direitos reservados.