Paróquia São João Batista - Fátima
 
Notícias em Geral
 
Notícias Relacionadas
26
Mar
Exposição do Santo Sudário, em Turim, terá "mini JMJ" e visita do Papa

Em 26/03/2015

Exposição do Santo Sudário, em Turim, terá

Uma coletiva de imprensa no Vaticano, nesta quarta-feira, 25, apresentou como será a próxima Exposição do Santo Sudário em Turim (Itália), de 19 de abril a 24 de junho desse ano. Também foi divulgada a programação oficial da visita que o Papa Francisco fará à cidade, neste período, nos dias 21 e 22.


Nestes dois dias de visita papal, será proposta uma “mini Jornada Mundial da Juventude”, informou na coletiva o arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia, que é custódio pontifício do Sudário. Trata-se de uma série de encontros, orações e momentos de festa que ajude a entrar em contato com os jovens. “Um sinal extraordinário será a presença da Cruz da JMJ, que vai fazer uma parada em Turim em sua viagem para Cracóvia”.


Dom Cesare também anunciou o “presente” que será oferecido ao Papa. A exposição do Santo Sudário é gratuita, mas, tradicionalmente, os peregrinos costumam deixar uma oferta ao término de seu percurso. Nesta ocasião, todos os donativos recolhidos serão entregues ao Pontífice no dia 21 de junho. “Pediremos a ele [ao Papa] que os use, naturalmente, com a máxima liberdade, destinando-os a uma obra, um projeto de apoio aos pobres ou aos necessitados. Agradaria-nos muito, é óbvio, se tal obra pudesse recordar o Sudário, a Santa Face do Senhor e também Turim. Mas é evidente que não queremos, de forma alguma, condicionar a decisão do Papa. A nós basta que este fruto da exposição, a solidariedade concreta de milhares de peregrinos, torne-se também uma ‘flor de caridade’ nas mãos de Francisco”.


A exposição desse ano comemora o segundo centenário do nascimento de São João Bosco e será dedicada, de modo particular, aos jovens e às pessoas que sofrem. Soma-se a isso a presença do Papa que, ao anunciar sua visita a Turim, destacou que iria venerar o Santo Sudário e fazer uma homenagem a São João Bosco.


“A viagem do Papa, como toda a exposição, caracteriza-se também como um agradecimento pelo dom do ‘santo dos jovens’ e pelo serviço que a Família Salesiana continua a desenvolver em Turim e em todo o mundo no campo da educação, da missão, do esporte e da comunicação”, disse Dom Cesare.


O Santo Sudário


O Santo Sudário representa para a comunidade de Turim e para toda a Igreja uma referência importante para a vida de fé de pessoas que, naquela Face, procuram, reconhecem e encontram os sinais da Paixão de Jesus.


Além das questões históricas e científicas, o Sudário se tornou, de 1978 em diante, uma realidade da pastoral. Tanto que a peregrinação a Turim tem suas características próprias, conforme explicou o custódio do Santo Sudário.


“Não é uma viagem aos Lugares Santos nem aos túmulos dos mártires; não é um itinerário à redescoberta de aparições ou milagres. É uma viagem comunitária e interior, uma peregrinação dentro de si mesmo, que tem o seu ápice no encontro com a imagem do Homem das Dores. Um encontro que, como vimos tantas vezes, provoca a comoção e convida à conversão e ao serviço”.


O tema da exposição deste ano é “O Amor maior (Jo 15)”. Segundo Dom Cesare, é um dom da salvação que se torna visível na resposta dos fiéis, na adoração a Deus e no serviço aos irmãos.


Fonte: Canção Nova

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
Paróquia São João Batista - Fátima
Rua Miosotis, 145 - Fátima - Joinville/SC
(47) 3436-3997 paroquia@saojoaobatistadofatima.com.br

Copyright © 2019 Paróquia São João Batista - Fátima . Todos os direitos reservados.