Paróquia São João Batista - Fátima
 
Notícias em Geral
 
12
Ago
Fórum Social Mundial: por que no Canadá?

Em 12/08/2016

Fórum Social Mundial: por que no Canadá?


Montreal (RV) – A cidade canadense de Montreal hospeda desde terça-feira (09/08), mais de 5 mil organizações da sociedade civil de 118 países para a 12ª edição do Fórum Social Mundial (FSM). Pela primeira vez, o evento criado em Porto Alegre em 2001, se realiza em um país do Norte e membro do G7.  


Nos seis dias do Fórum, a reflexão será centrada nos temas: "As alternativas econômicas, sociais e solidárias diante da crise capitalista; A defesa dos direitos da natureza e a justiça ambiental; As migrações e a cidadania sem fronteiras; Os direitos humanos e sociais”.  


Presença brasileira


A delegação do Brasil em Montreal é significativa. Além de Francisco Whitaker, um dos criadores do Fórum de Porto Alegre, vários ativistas brasileiros estão presentes.


Os organizadores afirmam ter escolhido Montreal este ano em função do alto grau de ativismo de sua sociedade civil e seu contato com movimentos recentes, oriundos de outras partes do mundo.


Rede comboniana presente no Fórum


Com o slogan "Um outro mundo é necessário. Juntos torna-se possível", a rede comboniana “Comboni Network” está presente no encontro, participando das cerca de 1300 atividades e 22 grandes conferências temáticas.


Em entrevista à RV, o Pe. Arlindo Pinto, Coordenador de Justiça e Paz do Instituto comboniano, que participa do Fórum, afirma que o conceito da divisão do mundo entre Norte e Sul, com ricos de um lado e pobres do outro, não pode mais ser aplicado. “O Canadá, país anfitrião, afirma, tem o Sul dentro de seu território. Lá são extraídos carvão, ferro, ouro, coltan e gás; 80% dos projetos de extração mineira estão relacionados com o Canadá”.


Falar dos problemas dos pobres na casa dos ricos


O país deve arcar com sua grande responsabilidade no campo social, já que provoca danos junto a pessoas, ao meio ambiente e ao clima. “Realizar o FSM no Canadá é ir debater na casa dos ricos sobre as suas responsabilidades na pobreza e nas injustças no mundo de hoje".


 


Fonte: Rádio Vaticano

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
Paróquia São João Batista - Fátima
Rua Miosotis, 145 - Fátima - Joinville/SC
(47) 3436-3997 paroquia@saojoaobatistadofatima.com.br

Copyright © 2018 Paróquia São João Batista - Fátima . Todos os direitos reservados.