Paróquia São João Batista - Fátima
 
Notícias em Geral
 
Notícias Relacionadas
27
Jul
França: identificado um dos dois assassinos de Padre Hamel

Em 27/07/2016

França: identificado um dos dois assassinos de Padre Hamel

Rouvray (RV) - Identificado um dos dois assassinos que nesta terça-feira tomaram como reféns os fiéis na igreja de Saint Etienne du Rouvray, na Normandia, e assassinaram o Padre Jacques Hamel, fazendo alusão ao autoproclamado Estado Islâmico. Trata-se de Adel Kermiche, 19 anos, já conhecido do antiterrorismo. Entretanto, está fora de perigo o outro refém ferido. O presidente francês, Hollande afirmou: “O terrorismo deve ser derrotado com todos os meios, mas sempre no âmbito do “estado de direito”.


Kermiche estava em liberdade condicional: saiu da prisão em março passado depois de 11 meses de reclusão, por ter tentado duas vezes chegar a Síria. Aos meios de comunicação franceses, os seus colegas de escola disseram que todos sabiam de sua radicalização. O jovem também teria repetido muitas vezes que queria atacar uma igreja jurando sobre o Corão. Sobre o segundo agressor falta ainda a confirmação oficial. O Procurador francês Molins declarou que os reféns foram usados como escudos humanos, e que, antes de tomar medidas para neutralizar os agressores, as forças de ordem tentaram uma negociação.


Presidente francês conversa com o Papa


Ainda nesta terça-feira, foi preso um menor, talvez irmão do segundo agressor. A polícia encontrou um cinto explosivo falso em torno do abdômen de um dos dois e três facas, enquanto o outro carregava uma mochila com explosivos falsos. O Presidente francês, François Hollande, convocou para hoje o Conselho Nacional de Defesa e em um telefonema ao Papa Francisco disse: “Quando um sacerdote é atacado, é toda a França a ser ferida", e que tudo seria feito para proteger nossas igrejas e locais de culto”. Recordou ainda o papel da França em defesa dos cristãos do Oriente. "E nestas circunstâncias tão dolorosas e duras", ele esperava que o espírito de harmonia prevaleça sobre o ódio. Ontem, no Eliseu, Hollande também disse: “Nosso país está em guerra. O terrorismo deve ser derrotado com todos os meios, mas sempre segundo o estado de direito”.


Após o atentado polêmicas da oposição: Nicolas Sarkozy, voltou a dizer que agora “ deve mudar tudo”, enquanto a Frente Nacional de Marine Le Pen afirma que são “falatórios de governantes”.


Padre Jacques Hamel


Os dois assaltantes de Saint Etienne du Rouvray entram rapidamente na igreja falando em árabe e estavam armados com facas. O alarme, que permitiu às forças de ordem intervir, foi dado por uma das freiras que conseguiu escapar da igreja. A religiosa contou à imprensa francesa que o Padre Jacques Hamel, antes de ser morto pelos terroristas, que diziam agir em nome do Estado Islâmico, foi forçado a ajoelhar-se e tentou reagir e que os dois assaltantes fizeram uma espécie de sermão em árabe e filmaram o assassinato do sacerdote. O autodenominado Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo ataque através da agência Amaq afirmando que os dois eram seus soldados. (SP)


Fonte: Rádio Vaticano

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
Paróquia São João Batista - Fátima
Rua Miosotis, 145 - Fátima - Joinville/SC
(47) 3436-3997 paroquia@saojoaobatistadofatima.com.br

Copyright © 2019 Paróquia São João Batista - Fátima . Todos os direitos reservados.