Paróquia São João Batista - Fátima
 
Notícias em Geral
 
Notícias Relacionadas
18
Mar
Igreja no Rio aproveita "clima olímpico" para evangelizar

Em 18/03/2015

Igreja no Rio aproveita

As Olimpíadas do Rio de Janeiro vão reunir mais de dez mil atletas de vários países em agosto de 2016 para a disputa de 28 modalidades no evento que é considerado uma das maiores festa do esporte mundial. Antes, porém, uma outra competição vai movimentar os esportistas cristãos da Cidade Maravilhosa: a segunda edição dos Jogos Arquidiocesanos. Organizado pela Pastoral do Esporte da Arquidiocese do Rio, o evento quer aproveitar a “onda olímpica” que envolve a cidade para evangelizar.


“Essa cidade que vive todo esse clima de Olimpíadas, viveu o clima da Copa do Mundo e que vive um clima especial de esporte em todos os lugares também pode ouvir o que a Igreja tem a dizer. O espírito esportivo deve reinar sobre as pessoas e ajudar que o esporte seja iluminado pela presença de Deus”, afirma o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.


As inscrições, iniciadas em janeiro e que iriam até 22 de março, foram prorrogadas para que as paróquias tenham mais tempo pra se organizarem. As inscrições são feitas pela internet, no site da Pastoral do Esporte do Rio de Janeiro. Serão cinco meses de disputa, de maio a setembro, em que os participantes poderão vivenciar os valores de “lealdade, perseverança, amizade, partilha e solidariedade”, assim como definiu o Papa João Paulo II, durante a Santa Missa no Estádio Olímpico de Roma, em 2000, no Jubileu dos Esportistas.


“O atleta manifesta sua fé não apenas quando está no culto ou na celebração. O esporte também é um modo para testemunhar sua fé no dia a dia”, garante o assistente eclesiástico da Pastoral do Esporte, padre Marcus Vinicius Trindade.


A competição será dividida em dois momentos: seletivas vicariais e finais arquidiocesanas. Cada paróquia será uma delegação, formada por equipes femininas e masculinas de cada modalidade esportiva, separadas entre participantes de 15 a 17 anos e a partir de 18 anos. As modalidades em disputa são atletismo, futsal, vólei, tênis de mesa, basquete, handebol, natação, ciclismo e lutas.


“As modalidades foram definidas de acordo com a popularidade e as nossas possibilidades em conseguir os espaços para as disputas. Os jogos serão realizados em escolas católicas, pistas militares e locais disponibilizados por parceiros”, afirma padre Marcus Vinicius.


Olimpíadas da Paz


A primeira edição dos Jogos Arquidiocesanos foi realizada em 2008 com o nome de Olimpíadas da Paz. O evento ficou sob a responsabilidade do Vicariato da Comunicação Social em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer. Na época, o ginásio do Maracanãzinho recebeu a abertura e o encerramento e a competição foi disputada em 3 modalidades: atletismo (100m, 200m e 5km), futebol de campo e vôlei de quadra.


“Quando viabiliza essa entrada do esporte na vida eclesial, a Arquidiocese também faz com que a fé se aproxime do mundo do esporte. É a oportunidade que o esporte nos dá de promover a integração e o sinal de unidade para a Igreja”, conclui padre Marcus Vinicius.


Fonte: Canção Nova

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
Paróquia São João Batista - Fátima
Rua Miosotis, 145 - Fátima - Joinville/SC
(47) 3436-3997 paroquia@saojoaobatistadofatima.com.br

Copyright © 2019 Paróquia São João Batista - Fátima . Todos os direitos reservados.