Paróquia São João Batista - Fátima
 
Notícias em Geral
 
Notícias Relacionadas
25
Jan
Missa com Papa em Chiapas terá paramentos com simbologia cristã indígena

Em 25/01/2016

Missa com Papa em Chiapas terá paramentos com simbologia cristã indígena

Cidade do Vaticano (RV) - Além das línguas tradicionais, a missa com o Papa Francisco em San Cristóbal de las Casas (no Estado de Chiapas, no México), no dia 15 de fevereiro, contará com vestimentas e objetos litúrgicos com simbologia cristã indígena. Em nota, a Conferência Episcopal Mexicana ressaltou que tais paramentos estão sendo confeccionados pela comunidade local.


De acordo com a Conferência, a casula que será utilizada na Santa Missa terá os bordados elaborados por mulheres da comunidade tzeltal de Chilón, da Cooperativa Artesã Jluchiyej Nichimetic. Já a mitra está sendo confeccionada por uma jovem nativa de Tapachula, que vive e trabalha em San Cristóbal, na casa do bispo diocesano.


O báculo foi elaborado pelo Padre Javier Ruiz, pároco do município de Soyatitán, não para o uso do Papa e sim do bispo diocesano. No entanto, o objeto também foi aprovado por Roma para uso do Santo Padre no dia da missa.


Povos indígenas no México


Ainda de acordo com a Conferência, está prevista a participação de aproximadamente 90 mil pessoas na celebração eucarística com o Papa Francisco, sendo a maioria indígenas. A Comissão para Desenvolvimento dos Povos Indígenas estima que atualmente o México conta com 62 povos nativos, totalizando uma população de mais de 11 milhões de pessoas.


“Esperamos que o encontro do Santo Padre com eles (indígenas) em San Cristobál de las Casas – diz o comunicado dos bispos mexicanos – incentive o povo mexicano a dar-lhes o seu lugar na sociedade e na Igreja.” (PS)


Fonte: Rádio Vaticano

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
Paróquia São João Batista - Fátima
Rua Miosotis, 145 - Fátima - Joinville/SC
(47) 3436-3997 paroquia@saojoaobatistadofatima.com.br

Copyright © 2019 Paróquia São João Batista - Fátima . Todos os direitos reservados.