Paróquia São João Batista - Fátima
 
Notícias em Geral
 
Notícias Relacionadas
02
Dez
Na catequese, Papa comenta sua viagem à África

Em 02/12/2015

Na catequese, Papa comenta sua viagem à África

Na catequese desta quarta-feira, 2, na Praça São Pedro, o Papa Francisco comentou a sua recente viagem à África, realizada de 25 a 30 de novembro. O Santo Padre destacou, em especial, o testemunho dado por tantos missionários que ele encontrou nos países africanos, pessoas que largam tudo para levar a mensagem de Jesus.


Da estadia no Quênia, Francisco recordou seu encontro com líderes cristãos e de outras religiões e com os jovens. “Tive a alegria de levar a palavra de esperança de Jesus”. O Papa citou a tragédia na universidade de Garissa, em que tantos morreram por serem cristãos. O sangue deles, disse, é semente de paz. A visita a Uganda teve como pano de fundo os 50 anos da beatificação dos mártires de Namugongo. O Papa citou como um grande marco da viagem o testemunho dado pelos catequistas, por tantas pessoas que trabalham em obras de caridade e também o testemunho dos jovens, “que apesar das dificuldades protegem o dom da esperança e procuram viver segundo o Evangelho, não segundo o mundo”


Sobre a viagem à República Centro-Africana, Francisco contou que essa foi a sua primeira intenção quando quis visitar a África, devido ao cenário de conflito e violência no país. Por esse sofrimento na região considerada o coração da África, o Papa quis abrir a Porta Santa em Bangui com uma semana de antecedência do Jubileu da Misericórdia, como sinal de esperança para a população. O Papa contou aos fiéis um fato que o impressionou durante a visita ao continente. Ele encontrou uma religiosa de 81 anos, que desde os 24 estava na África, ou seja, dedicou toda a sua vida à missão de anunciar o Evangelho de Jesus, com a própria vida. Esse é a verdadeira missionariedade, disse.


“Toda uma vida pela vida pela vida dos outros e como essa irmã há tantas irmãs, padres, religiosos que doam suas vidas para anunciar Jesus Cristo. É belo isso. (…) A missionariedade não é fazer proselitismo (…) é testemunho, essa é a grande missionariedade heroica da Igreja, anunciar Jesus Cristo com a própria vida”. E diante do exemplo desses missionários, o Papa falou aos jovens presentes na Praça São Pedro. “Gostaria de dizer uma palavra aos jovens, mas são poucos porque a natalidade parece um luxo na Europa. Mas me dirijo aos jovens: pensem o que fazem da sua vida, pensem nessa irmã e em tantos como ela que doaram a vida”.


Fonte: Canção Nova

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
Paróquia São João Batista - Fátima
Rua Miosotis, 145 - Fátima - Joinville/SC
(47) 3436-3997 paroquia@saojoaobatistadofatima.com.br

Copyright © 2019 Paróquia São João Batista - Fátima . Todos os direitos reservados.