Paróquia São João Batista - Fátima
 
Notícias em Geral
 
Notícias Relacionadas
10
Mai
Papa destina fundos da EXPO à refugiados na Jordânia

Em 10/05/2016

Papa destina fundos da EXPO à refugiados na Jordânia

Cidade do Vaticano (RV) – Por desejo expresso do Papa Francisco, os fundos recolhidos no Estande da Santa Sé na EXPO Milão 2015 foram destinados ao Projeto “Promoting job opportunities for displaced Iraqis in Jordan”, que será realizado pela Caritas Jordânia no Centro de Santa Maria da Paz, de Amã. O montante destinado à iniciativa é de 150 mil dólares, oferecidos livremente pelos inúmeros visitantes do Estande.


O projeto, apresentado ao Pontifício Conselho “Cor Unum” – que o avaliou em colaboração com o Pontifício Conselho da Cultura – pretende ir de encontro ao desejo do Santo Padre de empregar o valor arrecadado na EXPO Milão em favor das faixas mais vulneráveis que sofrem com os conflitos na Síria e no Iraque, ou seja, os refugiados, que em grande número encontram-se na Jordânia.


O país, de fato, é um dos principais destinos dos refugiados: são 130 mil iraquianos (quase 1,3% da população) e mais de 1,3 milhões de sírios. Os números são bem maiores caso forem considerados aqueles não registrados por meio das Nações Unidas. O Diretor da Caritas Jordânia, Wael Suleiman, explica que não obstante o esforço da Igreja local e das autoridades governamentais, permanece extremamente difícil para os refugiados encontrarem trabalho: “Muitos o buscam para viver de forma mais digna, muitas vezes sem ter um contrato. Mas o mercado não oferece muitas oportunidades”.


Neste sentido, o projeto servirá para assegurar um trabalho regularmente retribuído a 15 refugiados iraquianos, que serão empregados na produção de conservas e no cultivo e venda de azeite e hortifrutigranjeiros. Também serão beneficiados os relativos núcleos familiares, até que consigam se autosustentar. O projeto prevê ainda a formação profissional em carpintaria, agricultura e indústria alimentar para cerca de 200 iraquianos e, graças ao emprego de trabalhadores ocasionais, serão ajudados outros 500 iraquianos.


O valor destinado cobrirá as despesas durante os primeiros seis meses, enquanto a fase de auto sustento deveria iniciar logo a seguir, com a venda de produtos.


O projeto será inaugurado em 12 de maio na presença do Sub-Secretário do Pontifício Conselho “Cor Unum”, Dom Segundo Tejado Muñoz, que irá em missão a Amã de 11 a 13 do mesmo mês. (JE)


Fonte: Rádio Vaticano

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
Paróquia São João Batista - Fátima
Rua Miosotis, 145 - Fátima - Joinville/SC
(47) 3436-3997 paroquia@saojoaobatistadofatima.com.br

Copyright © 2019 Paróquia São João Batista - Fátima . Todos os direitos reservados.