Paróquia São João Batista - Fátima
 
Notícias em Geral
 
Notícias Relacionadas
01
Out
Papa exalta amor à Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus

Em 01/10/2014

Papa exalta amor à Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus

O Papa Francisco assinalou hoje no Vaticano a festa de Santa Teresinha do Menino Jesus (1873-1897), pedindo que os católicos se inspirem pelo profundo amor à Igreja que manifestou a religiosa.


“Hoje a Igreja celebra a memória litúrgica de Santa Teresa do Menino Jesus, esta santa que morreu aos 24 anos e amava tanto a Igreja: queria ser missionária, queria ter todos os carismas”, disse Francisco no final da catequese semanal aos milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro.


Francisco recordou que, “na oração”, a jovem carmelita sentiu que o seu carisma era o amor e lembrou uma frase de Santa Teresinha: “No coração da Igreja, eu serei o amor” e, frisou que esse carisma todas as pessoas podem manifestar.


Diante do fecundo exemplo de Santa Teresinha, o Santo Padre pediu para que os cristãos peçam à Padroeira Universal das Missões a “capacidade de amar muito a Igreja” e de “aceitar todos os carismas” com um amor de filho da Igreja.


Santa Teresinha nasceu em Alençon (França) e entrou ainda muito jovem no mosteiro das Carmelitas de Lisieux. Morreu com apenas 24 anos, no dia 30 de setembro de 1897.


Com sua doutrina e, sobretudo, com seu exemplo, a jovem Carmelita de Lisieux demonstrou que a santidade é acessível a todos. Ela viveu a santidade pura e simples, com todo o encanto e sedução da alma moderna, muito humana e muito próxima das pessoas


Em 1925 foi canonizada e o Papa João Paulo II proclamou-a como doutora da Igreja em 1997, para realçar sua santidade de vida e firmeza doutrinal.


Catequese sobre os dons do Espírito Santo


A catequese semanal do Papa foi centrada nos dons do Espírito Santo na Igreja, em particular os carismas. “Desde o início, o Senhor cobriu a Igreja de dons do seu Espírito, tornando-a assim sempre viva e fecunda. Entre estes dons, distinguem-se alguns que são particularmente preciosos para a edificação e o caminho da comunidade cristã: trata-se dos carismas”, assinalou o Santo Padre.


Por meio da ação do Espírito Santo, Deus Pai concede a cada pessoa dons e carismas para que seja colocado a serviço da comunidade inteira, enfatizou o Papa.


“Na perspetiva cristã, contudo, o carisma é bem mais de uma qualidade pessoal, de uma predisposição de que se pode ser dotados: o carisma é uma graça, um dom concedido por Deus Pai, através da ação do Espírito Santo. E é um dom que vem dado a alguém não porque seja mais capaz do que os outros ou porque mereceu: é um presente que Deus lhe dá, para que com a mesma gratuidade e o mesmo amor o possa colocar ao serviço da inteira comunidade, para o bem de todos”, disse.


Diante da certeza dos dons que Deus Pai concede a todos os seus filhos, o Papa indagou: ”Há qualquer carisma que o Senhor fez nascer em mim e que os meus irmãos, na comunidade cristã, reconheceram e encorajaram?”.


Recordando um trecho da Primeira Carta aos Coríntios, no capítulo 12, de São Paulo, o Papa destacou que “todos os carismas são importantes aos olhos de Deus e, ao mesmo tempo, nenhum é insubstituível. Isto quer dizer que, na comunidade cristã, precisamos uns dos outros e cada dom recebido só se realiza plenamente quando é partilhado com os irmãos para o bem de todos”.


A citação a Santa Teresinha do Menino Jesus, memória litúrgica deste dia primeiro de outubro, foi sublinhada pelo Papa no final da catequese semanal.


Fonte: A12

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
Paróquia São João Batista - Fátima
Rua Miosotis, 145 - Fátima - Joinville/SC
(47) 3436-3997 paroquia@saojoaobatistadofatima.com.br

Copyright © 2019 Paróquia São João Batista - Fátima . Todos os direitos reservados.