Paróquia São João Batista - Fátima
 
Notícias em Geral
 
15
Fev
Santa Sé discute elaboração de diretório para a educação católica

Em 15/02/2017

Santa Sé discute elaboração de diretório para a educação católica

O arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, participou entre os dias 7 e 9, em Roma, da assembleia da Congregação para a Educação Católica, da qual é membro desde 2013. O assunto principal desta assembleia foi a revisão e atualização da Constituição Apostólica Sapientia Christiana, que apresenta as Diretrizes da Igreja Católica para as universidades e instituições eclesiásticas de ensino de nível superior.



Em entrevista ao jornal O São Paulo, dom Odilo comentou a preparação de um documento para essa área pela Santa Sé. “Estará em discussão e elaboração também um Diretório para a Educação Católica”, informou.


A Congregação para a Educação Católica tem a missão de acompanhar e aprovar todas as instituições de ensino católicas do mundo sejam elas escolas, colégios, universidades, faculdades ou instituição de ensino superior que ofereçam não somente estudos eclesiásticos, mas também civis, como também é de sua competência a supervisão dos cursos de Teologia e Filosofia voltados especialmente para a formação de sacerdotes.


Esse organimo do Vaticano é constituído de 34 membros, dos quais 30 cardeais e quatro arcebispos, além de 27 consultores.


O primeiro dia da assembleia contou com a presença do Papa Francisco. Em seu discurso, o Pontífice afirmou que a educação e a formação constituem na atualidade um dos desafios mais urgentes que a Igreja e as suas instituições são chamadas a enfrentar. 



Papa Francisco esteve presente na assembleia e falou sobre a importante missão das instituições católicas no mundo na formação dos valores cristãos. 



O Santo Padre salientou ainda que o trabalho da Congregação para a Educação Católica na assembleia contribui para responder à atual “emergência educativa”. “A obra educativa parece que se tornou ainda mais árdua porque, em uma cultura que, infelizmente, muitas vezes faz do relativismo o próprio credo, vem a faltar a luz da verdade. De fato, considera-se perigoso falar de verdade, incutindo assim a dúvida sobre valores básicos da existência pessoal e comunitária”, disse.  


Francisco disse ainda que “é importante o serviço que desenvolvem no mundo as numerosas instituições formativas que se inspiram na visão cristã do homem e da realidade”, pois “educar é um ato de amor, exercício da ‘caridade intelectual’, que requer responsabilidade, dedicação, coerência de vida”, concluiu o Papa.


Dados da Educação Católica no mundo 


Segundo a Congregação para a Educação Católica, existem no mundo mais de 1.300 instituições de ensino superior, entre universidades, faculdades e institutos eclesiásticos.


Segundo o Anuário Estatístico da Igreja, em 2011 existiam 209.670 escolas católicas no mundo, enquanto que 2014 contabilizava 216.670, o que significa um crescimento de mais de seis mil instituições. 


A Constituição Apostólica Sapientia Christiana foi publicada por São João Paulo II, em 15 de abril de 1979.


Fonte: Arquidiocese de São Paulo

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
Paróquia São João Batista - Fátima
Rua Miosotis, 145 - Fátima - Joinville/SC
(47) 3436-3997 paroquia@saojoaobatistadofatima.com.br

Copyright © 2018 Paróquia São João Batista - Fátima . Todos os direitos reservados.