Paróquia São João Batista - Fátima
 
Notícias em Geral
 
Notícias Relacionadas
23
Jun
Sínodo da Família: Vaticano apresenta Documento de Trabalho

Em 23/06/2015

Sínodo da Família: Vaticano apresenta Documento de Trabalho

O Vaticano apresentou nesta terça-feira, 23, o Documento de Trabalho da 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, dedicada à família. O texto dividido em três partes retoma preocupações com a situação dos casais de segunda união e com a abertura dos casais à vida.


O Documento de Trabalho é o ponto de referência durante toda a Assembleia, que será realizada de 4 a 25 de outubro próximo. Ele foi elaborado a partir das discussões da última assembleia sinodal e contou com a contribuição de dioceses, paróquias e fiéis em todo o mundo, que foram consultados sobre a temática familiar.


Uma das discussões aguardadas no Sínodo, desde a primeira parte realizada em outubro do ano passado, é a situação dos casais divorciados. O documento apresentado hoje reafirma a indissolubilidade do matrimônio, mas não deixa de atentar sobre a necessidade de acompanhamento para os casais que chegaram à separação.


“Deve ser acolhido e valorizado sobretudo o sofrimento daqueles que sofreram injustamente a separação, o divórcio ou abandono, ou que têm sofrido maus tratos do cônjuge de forma a romper a convivência”, relata o texto.


O documento trata também dos casos de nulidade e de segunda união. Reitera-se, com relação aos divorciados que se casaram novamente no âmbito civil, a necessidade de atenção, acompanhamento e reintegração na comunidade cristã, o que deve ser feito com discernimento.


Outra preocupação é com relação à abertura dos casais à vida, ou seja, sua abertura para ter filhos. “Não é difícil constatar a difusão de uma mentalidade que reduz a geração da vida a uma variável da projeção individual ou do casal”, refere o texto. O documento fala de fatores de ordem econômica que às vezes são determinantes para a queda da taxa de natalidade.


“A abertura à vida é exigência intrínseca do amor conjugal (…) Foi salientado que é preciso continuar a divulgar os documentos do Magistério da Igreja que promovem a cultura da vida diante de uma cultura da morte cada vez mais difundida”.


Outros pontos


Não falta no documento uma reflexão sobre os desafios que as famílias enfrentam nos dias de hoje. Elenca-se, por exemplo, a questão da pobreza, da exclusão social, da terceira idade, da viuvez, do luto na família e das migrações.


Quando aborda a vocação da família, o texto ressalta pontos importantes como a dimensão missionária da família, a indissolubilidade do matrimônio e a relação entre a família e a vida da Igreja.


Na terceira e última parte do documento, o foco é para a missão da família hoje, incluindo a preparação ao matrimônio, o empenho sócio-político em favor da família e a necessidade de um acompanhamento eclesial à família.


Na apresentação do Documento de Trabalho, realizada em coletiva de imprensa no Vaticano, atenderam a imprensa o secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, o relator-geral da 14ª Assembleia Geral Ordinária, Cardeal Péter Erdő, e o secretário especial Dom Bruno Forte.


A próxima 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos terá como tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.


Fonte: Canção Nova

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
Paróquia São João Batista - Fátima
Rua Miosotis, 145 - Fátima - Joinville/SC
(47) 3436-3997 paroquia@saojoaobatistadofatima.com.br

Copyright © 2019 Paróquia São João Batista - Fátima . Todos os direitos reservados.