Paróquia São João Batista - Fátima
 
Notícias em Geral
 
Notícias Relacionadas
08
Jul
Vaticano: papa leva esperança a seis vítimas de abuso

Em 08/07/2014

Vaticano: papa leva esperança a seis vítimas de abuso

Francisco conversou por meia hora com cada um, e ficou muito impressionado com os fatos. Houve também uma reunião com a Comissão para a proteção de menores.


Nesta segunda-feira o Santo Padre Francisco encontrou seis pessoas, dois britânicos, dois alemães e dois irlandeses que foram abusadas por membros do clero. O convite foi do Cardeal O'Malley. "Eles estavam em Santa Marta ontem e saudaram o Papa, depois do jantar", disse o porta-voz do Vaticano Pe. Federico Lombardi. 


O Papa celebrou a missa com a presença das vítimas e fez a homilia em espanhol, "com palavras particularmente significativas: uma mensagem muito densa e muito forte”. Desta vez "tratou o assunto de forma mais direta e abrangente", disse Pe. Federico Lombardi. E acrescentou que estarão disponíveis algumas imagens do Papa durante a homilia na capela Santa Marta.


Terminada a Eucaristia, um por um dos participantes saudou o Papa, como de costume em Santa Marta. Em seguida, tomaram café da manhã na sala de jantar da residência. Às 9h cada um dos seis participantes se reuniu com o Santo Padre, acompanhado por uma pessoa que ajudou na tradução. "Os encontros terminaram por volta das 12: 20 (hora local), ou seja, meia hora com cada um deles", disse Lombardi.


O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé falou com eles e percebeu uma "profunda gratidão para com o Santo Padre". Em particular, por terem "sido escutados com atenção e disponibilidade". E disse ainda que "cada um se manifestou conforme suas impressões, e seus sentimentos eram serenos e positivos".


"O Papa – disse o porta-voz - esteve por muito tempo com eles, o que demonstra a intenção de ouvir e compreender". O Santo Padre também estava “muito emocionado com este encontro”.


E destacou que "isso não é um ponto final, mas uma estrada para reencontrar a confiança e curar as feridas". Cardeal O'Malley por sua vez, disse que "o número de pessoas permitiu um diálogo muito profundo."


Segunda reunião da Comissão para a proteção de menores


Ainda no Vaticano, foi realizada ontem a segunda reunião da Comissão para a proteção de menores, na Domus Santa Marta, liderada pelo cardeal Sean O'Malley, que propõe novos membros para integrar o grupo, pessoas de outras áreas geográficas, especialmente da Ásia e da África.


O porta-voz da Santa Sé acrescentou que "a Comissão considerou a necessidade de ter uma sede operacional estável e organizar grupos de trabalho, para contar também com pessoas externas, de outras instituições." E disse que "no mês de outubro mais uma reunião do Comitê será realizada."


As medidas tomadas


O Papa Francisco reitera a linha de tolerância zero lançada por Bento XVI contra o abuso sexual, e por isso foi criado em março passado a Comissão para a proteção de menores, cuja líder é uma vítima irlandesa, Mary Collins.


Entre as medidas concretas figura a de 27 de junho, com a redução ao estado laical do arcebispo polonês Dom Jozef Wesolowski, ex-núncio em Santo Domingo, processado canonicamente por abusos contra menores.


Outro fato significativo é que a Santa Sé examinou 3.420 casos de abuso sexual de menores cometidos na última década, com a expulsão de 848 sacerdotes, e a investigação de outros 2.572 casos, conforme relato dos observadores do Vaticano às Nações Unidas.


Fonte: Zenit

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
Paróquia São João Batista - Fátima
Rua Miosotis, 145 - Fátima - Joinville/SC
(47) 3436-3997 paroquia@saojoaobatistadofatima.com.br

Copyright © 2019 Paróquia São João Batista - Fátima . Todos os direitos reservados.